O que é: O Festlatino consiste em um movimento cultural, literário e educacional que realiza, anualmente, um congresso no Recife, no Brasil e seminários preparatórios em países e regiões autônomas de línguas neolatinas, com a finalidade de fomentar o diálogo cultural entre os países e regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África, Américas e Ásia. Igualmente, promove o Brasil, a sua cultura e literatura, mediante a realização dos congressos anuais no Recife e também de seminários preparatórios em vários países de línguas neolatinas de quatro continentes, que reúnem escritores, filólogos, professores, artistas, estudantes, diplomatas, jornalistas, líderes culturais e políticos e promotores culturais. Fonte: http://festlatino.blogspot.com/
Fotografias das sessões do Seminário do Festlatino realizado em MACAU, China, sob os auspícios do Instituto Internacional de Macau. O evento ocorreu dias 28-29 de Setembro de 2011, reunindo diplomatas, professores, estudantes, filólogos e escritores.
Em breve, mais informações sobre a programação do V Congresso do Movimento Festlatino.
Prof. Humberto França - Escritor e Coordenador do Congresso |
Dr. Cheong U - secretário de Cultura de Macau China e o prof.Humberto França. Festlatino 28- set. 2011 |
V Congresso do Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas Línguas e Literaturas Neolatinas
Recife – “Capital da Neolatinidade”
Local: FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife
Tema Geral:
“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa e África”
Personalidade Símbolo da Neolatinidade - 2011:
Dr. Mário Soares.
Escritor Símbolo da Neolatinidade 2010:
José Eduardo Agualusa, Angola
Medalha Horácio Castillo, poeta símbolo da Neolatinidade - 2011:
(em processo de escolha)
O Movimento Festlatino tem como Presidente de Honra, Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa, presidente da Fundação Mário Soares;
Dr. Domício Coutinho, Secretário do Conselho Consultivo e Presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York (Brazilian Endowment for the Arts).
Profª. Drª. Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, ex-Ministra de Estado de Cultura da República Portuguesa, Secretária-Geral do Movimento Festlatino.
O escritor, poeta e historiador Humberto França, fundador e Coordenador - Geral do Movimento Festlatino, considerando que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, concebeu o Projeto Festlatino.
O Movimento Festlatino tem se disseminado por quatro continentes mediante a realização de seminários preparatórios e dos congressos que já alcançam a sua quinta edição.
Nos últimos anos, Maputo, Lisboa e Buenos Aires acolheram eventos de curta duração, seminários preparatórios, que assinalaram discussões em torno das línguas e literaturas e culturas neolatinas, os desafios da intercompreensão e perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando os países e regiões de línguas neolatinas.
Em 2011, o Movimento Festlatino realizará seminários temáticos em Portugal: Porto, China: Macau, Argentina: Mendoza, Uruguai: Montevidéu, Estados Unidos: Nova York. Igualmente, estão programados seminários para o ano de 2012, na Índia: Goa, Vaticano, Espanha: Santiago de Campostela, Romênia: Bacareste.
De 17 a 21 de Outubro de 2011, o Recife, Brasil, novamente, receberá os membros do Conselho Consultivo, convidados, escritores, professores, linguistas, artistas para o V Congresso do Movimento Festlatino, que adotará o tema:
“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa e África”
Temas gerais:
Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.
O fomento do diálogo e da integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.
Proposta para empreender uma maior divulgação na América latina (Mercosul) e na África latina, das línguas de regiões e de países europeus de expressões neolatinas.
Análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola no âmbito do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.
A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.
As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP - em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste.
Fonte: Movimento Festlatino