quarta-feira, 8 de junho de 2011

LER ESTÁ NA MODA

No dia 01/06/2011 ocorreu na Livraria Cultura, em Brasília, o encontro de escritores renomados, para debaterem o tema "Livros e Adolescentes - Ler está na moda". Com apresentação da escritora Janaina Rico (autora dos livros Ser Clara e O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar), os escritores Enderson Rafael (Todas as estrelas do céu), Gacy Simas (Enigma) e Tammy Luciano (Sou toda errada) conversaram por quase uma hora, para o deleite do público. Diversos adolescentes estiveram presentes, assim como professores do ensino fundamental e médio e blogueiros de literatura, que puderam interagir e fizeram diversas perguntas e colocações. O bate-papo foi passado em tempo real pela internet, com a utilização de twitcam. Ao final, os presentes participaram de sorteio de brindes e sessão de autógrafos. Foi uma noite inesquecível para a literatura nacional. 
O evento foi promovido pela empresa Del4s com o apoio da Livraria Cultura, do Sindescritores-DF e da Belini pães e gastronomia.

Recado da escritora Janaina Rico: 
Estou lançando no meu site, junto com a produtora cultural Roberta Von Doelinger , a campanha "Ler está na moda". O início ocorreu com um bate-papo realizado na Livraria Cultura, em Brasília, com os escritores Enderson Rafael, Gacy Simas e Tammy Luciano. O segundo passo será o concurso do desenho da logo, do botom e do marcador de livro. Os prêmios serão em livros. Acessem: www.janainarico.com.br



 Entrevista
Autógrafos

LER É MASSA!!


Por Aharom Avelino

Olá,

vamos falar de leitura? Então, eu costumo dizer que ler é um sentimento de oito ou oitenta. Ou você ama ou você odeia. No entanto, as pessoas que odeiam podem, facilmente e com boa vontade, passar a amar. 

Quando se recebe um incentivo bem cedo para ler, a coisa fica mais fácil, mas se você - assim como eu - veio de uma família onde livros eram considerados objetos desnecessários e ou, como dizia meu pai, "gastar dinheiro com bobagem", tenho uma revelação: você também pode se tornar um leitor. Faça uma experiência: escolha um livro e leia-o todos os dias, no mesmo horário. Faça isso por um mês (pelo menos). No final, verá que sua velocidade na leitura terá melhorado e seu interesse por ela idem. 

Para começar sua experiência, indico três livros de três autores brasileiros que valem muito o tempo dedicado a lê-los. Não são celebridades como Paulo Coelho, ou Thalita Reboças (pelo menos, não ainda), mas escrevem como gente grande.

SOU TODA ERRADA - de Tammy Luciano (Ed. Imprimatur) conta a história de Mila, uma jovem rica. Quando perde o namorado, Mila entra numa de balada, sexo e bebedeira. Também, faz de um tudo para ferrar com o ex. Isso mesmo, Mila é uma Vilã com V maiúsculo.

Imagine que você é uma menina bonita e tem um irmão adotivo também bonito. Imagine que vocês são adolescentes e - de repente - se descobrem apaixonados um pelo outro. E agora? Então, é esse o tema (polêmico) de TODAS AS ESTRELAS DO CÉU - de Enderson Rafael (Ed. Novas Ideias).

Clara é brasiliense e um dia conhece um cara tudo de bom, no entanto, seu coração começa a bater por um antigo colega de adolescência. Começa aí uma via-crucis: sogra, confusão e tentativas de assassinato. Isso tudo em SER CLARA - de Janaina Rico (Ed. Pedro e João Editores).

Quem disse que não existem autores (bons) no Brasil? Leiam e comprovem que há muita coisa boa sendo escrita por aí.

Beijos

Um comentário: