domingo, 23 de setembro de 2012

Evento - 1º Encontro de Escritores Cearenses em Brasília

Antes de postar sobre o evento, preciso contar um pouco sobre a criatura que vos escreve:

Minha vida é uma música de Chico Buarque - e quem em sã consciência não gostaria que fosse? - Sou carioca, filha de um capixaba descendente de alemães e italianos e de uma cearense descendente de portugueses, índios e negros. Fui criada no Espírito Santo, morei no sul de Minas Gerais. Tenho um amado paulista e filhos capixabas... Mas me apaixonei por Brasília, do mesmo jeito que as mães se apaixonam por cada filho vindo das dores de um parto ou das dores de um processo de adoção. Brasília é linda, me conquistou, me realizou. Sou tão mãe e filha dela que a amo de forma ambígua, insensata e apaixonante. Brasília é meu devaneio, minha utopia, minha paixão. Brasília é meu tudo, meu todo e ela me para... no á ; -)


Agora que já sabem um pouco mais, devem imaginar o quanto fiquei feliz em divulgar e prestigiar o 1º Encontro de Escritores Cearenses em Brasília. Fui representando o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, mas quem estava lá era a neta do "Seu Manel", como desejei ter meu avô comigo, quantos amigos ele passaria a ter! - 
Vovô Manuel, encontrei trechos da sua história em cada canto daquela casa, daquela (minha) gente. Li você nos cordéis, vi você nos chapéus, nos ternos de linho branco, no jeito afável de abraçar e de olhar "no olho" - Agradeço ao querido Fernando Gurgel, diretor de educação e cultura da casa do ceará, pelo convite e pelas lembranças. 

Um evento histórico, agraciado por ilustres escritores, leitores, músicos e um público que sabe prestigiar a literatura. O Ceará conhecido por seus dias ensolarados e tristes secas, no evento foi lembrado por suas músicas, comidas típicas, seus cordéis. E o céu de Brasília, que não via chuva há 3 meses, se emocionou e chorou...um choro forte que lavou a alma e refrescou a noite. Que venham mais chuvas literárias! 


Eu com o Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo e o Diretor de Educação e Cultura da Casa do Ceará Fernando Gurgel, com o Presidente da Associação Nacional dos Escritores José Peixoto Júnior, com a Escritora e Diretora de Eventos da Academia de Letras do Brasil -DF Gacy Simas, o Escritor e Editor do site Alvorada de Livros Raúl Ballesta e  o escritor Adirson Vasconcelos.


Conheçam a Casa do Ceará: http://www.casadoceara.org.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário