domingo, 21 de julho de 2013

2º Encontro Literário do Lago Norte

Mais um grande encontro literário toma conta do Lago Norte! 
Os Encontros Literários foram idealizados pelas escritoras e produtoras Gacy Simas e Roberta Doelinger em parceria com o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e o Shopping Deck Norte. O evento conta com a participação de 20 autores. A homenageada desta edição é a escritora Cecília Mereles e os anfitriões serão, novamente, os escritores Hezio Teixeira e Nena Medeiros. Hezio Teixeira é poeta e idealizador do projeto Poesia no Parque e Nena Medeiros é escritora, cronista e colonista do jornal Alô Brasília. Vejam a programação e participem!


O evento contará com a participação das escritoras Joana Cabral e Nina Krivochein (RJ)

Matéria no jornal Alô Brasília!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Brasília Wine House 2013

Brasília Wine House Homenageia Chef Fundador do Restaurante Dom Francisco



De 3 a 6 de julho de 2013, acontece no UNIQUE PALACE a 3ª edição da FEIRA BRASÍLIA WINE HOUSE. O evento, criado em 2011, atende aos profissionais e amantes do vinhos num espaço para conhecer e degustar os mais requintados rótulos. O Brasília Wine House é uma realização das empresas Click Promoções e Eventos e SIM Produções e Entretenimento, ambas com vasta experiência na condução de eventos de qualidade.


Com a responsabilidade e o compromisso de estimular um setor em crescimento, o evento propicia ao expositor uma excelente oportunidade para atender todos os players do setor, gerando negócios e incrementando vendas. O espaço ideal para comercializar diretamente ao consumidor final os últimos lançamentos do mercado. Ao consumidor será uma  oportunidade para conhecer, degustar e adquirir os mais variados rótulos, além de participar de cursos e palestras sobre o vasto mundo do vinho.


Nesta edição, o chef fundador do Restaurante Dom Francisco, Francisco Ansiliero, será homenageado pelos 25 anos de dedicação à gastronomia e à enologia. No livro O Dom de Francisco (Editora Senac), o chef catarinense é descrito como um “homem de larga experiência - foi padre, líder político, professor universitário, empresário do ramo madeireiro. É amante das artes, humanista, grande conhecedor de vinhos e, além de tudo, belo cozinheiro - ou gourmet, ou chef, como preferirem.” Francisco é uma inspiração e referência para os chefs e para todos aqueles que, assim como ele, acreditam que a melhor bebida para acompanhar a comida é o vinho!


Cursos e palestras irão permear toda a programação do evento. O Brasília Wine House traz um grupo seleto de palestrantes: Sr. Francisco Ansiliero, Paulo Kunzler, Beatriz Schwab, Regina Lacerda, Guilherme Lopes Mair, Giuliana Ansiliero, Emerson Mantovani, Dr. Marcio Bontempo, Ademir Brandelli, Guilherme Grando, entre outros.


Os apreciadores da boa mesa terão um lugar de destaque no requintado Espaço Goumert, onde poderão harmonizar o cardápio com seus vinhos de preferência.
Empresas confirmadas para a 3ª edição do Brasília Wine House: Adega Baco, Pousada Cavaleiro dos Pireneus, Renata Mandelli, Vinícola Goiás, Interfood, Wine Brands, Super Adega, Villaggio Grando, Max Brands, Empório Lusitano, VCT, Costazzurra, Perini, Adega Alentejana, Grand Cru, Inovini, De Vino, Cantu, Vinícola Aurora, entre outras.
O Ingresso de entrada custará R$ 50,00 ( meia entrada) – sendo individual e diário, dando direito a uma taça de degustação (retirada no local).


A classificação etária do evento é 18 anos.
Datas e horários
Dia 3 - Abertura 19h.
Dia 4 – 16h às 23h
Dia 5 – 16h às 23h
Dia 6 – 12h às 23h.


Curadoria da Feira
Paulo Kunzler


Confira nossa programação completa em nossa Fan Page.

Palestras e Minicursos



Produtoras e Curador




Parceria
As produtoras Cláudia Silva e Simone Coutinho e a coordenadora das palestras, a produtora literária Roberta Von Doelinger.



domingo, 9 de junho de 2013

Shopping Deck Norte Realiza Encontro com Escritores Brasilienses

Shopping Deck Norte Realiza Encontro com Escritores Brasilienses

O 1º Encontro Literário do Lago Norte acontecerá no dia 09 de junho (domingo), das 16h às 21h, no shopping Deck Norte. O evento é uma parceria do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, com o Shopping Deck Norte e as produtoras culturais Roberta Von Doelinger e Gacy Simas. O encontro reunirá mais de 20 autores brasilienses, muitos deles moradores do Lago Norte.


Nesta primeira edição, o Sindescritores homenageará o poeta Fernando Pessoa com um sarau litero-musical. Os anfitriões serão os escritores Hezio Teixeira e Nena Medeiros.

Haverá contação de histórias infantis, exposição de livros, sessão de autógrafos e sarau com a participação do cantor André Porto.

Escritores participantes: Alvaro Modernell. Nena Medeiros. Gacy Simas. Hezio Teixeira. Raul Larrosa Ballesta. Elias Daher. Rubens Neco. Pedro César Batista. Juvenil Tomás. Onã Silva. Cléa Paixao. Regiane Raquel. Arisson Tavares. Meire Fernandes. Nazareth Tunholi. Vânia Diniz. Nestablo Ramos. Lourenço Dutra. Wellington Lavareda. Lilian Corgozinho. Daniel Barros. Vicente de Paulo Siqueira. Antonio da Costa Neto. Nádima Nascimento. Ozaina Barros. José Carlos Ferreira Brito. Basilina Divina Pereira. Milton Avelar de Carvalho.


Apoio cultural: Cotidiano Livraria, Horizonte Do Saber Distribuidora e Academia de Letras do Brasil - DF


Serviço
Local: Shopping Deck Norte - SHIN CA 01, Bloco A. Lago Norte.
Horário: 16h às 21h
Entrada Franca



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Membro do Sindescritores entre os finalistas da 15ª edição do International Latino Books Awards



 O livro "O Gestor, o Politico e o Ladrão" (THESAURUS, 2011), do procurador federal, escritor, cantor e membro do Sindicado dos Escritores do Distrito Federal (SINDESCRITORES), Judivan, J. Vieira, é um dos finalistas da categoria LÍNGUA PORTUGUESA - LIVRO DE FICÇÃO, do maior prêmio dos Estados Unidos que celebra os avanços da literatura latina, o International Latino Book Awards (ILBA). Neste ano é celebrada  a 15ª edição do prêmio que é promovido pela Latino Literacy Now  em parceria com a organização Las Comadres para Las Americas e o Instituto Cervantes. O prêmio é patrocinado por Libros Publishing e por Scholastic. A University of Arizona Press  Arte Público Press são apoiadores do evento. 

"Estou radiante. Levar o nome da literatura de Brasília e do Brasil, para os EUA, é uma grande honra. Além disso, mostrar que se faz literatura de qualidade fora do eixo Rio-São Paulo só aumenta nossa responsabilidade em sempre procurar escrever para um público globalizado", afirma Judivan J. Vieira. "Além disso, sem a ousadia, o talento e parceria de minha editora, a Thesaurus, na figura da família Alegria (Tagore e Victor) nada disso seria possível. Afinal, fizemos história, ano passado. Eu e mais 11 escritores, fomos os primeiros escritores brasileiros a lançarmos nossos livros na mais importante feira do livro do mundo editorial de língua inglesa, a Book Expo America, em Nova Iorque. E isso não tem preço", revela Vieira. 

Os vencedores serão anunciados em cerimônia a ser realizada no Instituto Cervantes, de Nova Iorque (no centro da cidade, 211 East 49th Street), no dia 30 de maio, às 18h.

Book Expo America 2013 (Feira do Livro de Nova Iorque)
Os organizadores do prêmio terão um espaço especial para os finalistas do ILBA no estande número 801 da Book Expo America 2013. O estande será visitado por inúmeros livreiros e a exposição servirá para expor os títulos finalistas ao mercado editorial.

Filmagens
Todos os autores finalistas gravarão vídeos em português e espanhol que serão mandados tanto para a imprensa que não estiver presente assim como para o mercado editorial.

Judivan J. Vieira 
Paraibano, nascido em um sítio chamado Dois Riachos e criado em Brasília desde os 5 anos de idade, Judivan J. Vieira é Procurador Federal, escritor de livros jurídicos, de auto-ajuda e contos, além de compositor

O gestor, o politico e o ladrão
Porto, Lisboa, Londres, Paris, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Fortaleza são algumas das cidades onde o jogo pelo poder deixará marcas profundas na vida de homens e mulheres que, no tabuleiro da vida, são somente peças de reposição no xadrez político. Neste romance ficcional, altos funcionários governamentais associados a políticos influentes formam uma “Irmandade” para quem o poder e o domínio só têm fronteiras virtuais. Mas, em toda a história de luta pelo poder, há vidas simples que correm em paralelo e ladrões que roubam vidas e planos, às vezes sem saber.


Thesaurus editora
A Thesaurus Editora de Brasília especializou-se em edições planejadas analisando o autor e sua obra desde o original a sua venda na livraria. A qualidade é constante, o que se reflete em cada página impressa. Promove um envolvimento cultural constante com os autores. Já lançou mais de 2 mil títulos. 


terça-feira, 30 de abril de 2013

Dr. Marcio Bontempo lança sua página profissional no Facebook


Médico, sanitarista, pós-graduado em nutrologia e saúde pública, autor de mais de 60 obras publicadas pelas mais renomadas editoras, entre elas, a editora Record, Madras, Alaúde, Thesaurus, Rideel e Livros Ilimitados, Dr. Marcio Bontempo acredita nas novas mídias para divulgação do seu trabalho. A página  profissional criada hoje (30 de abril de 2013) já possui mais de 6 mil "curtidas". Nela encontramos matérias, fotos de suas obras e lançamentos, dicas de saúde e links para suas entrevistas. Conheçam, curtam e compartilhem a nova página do autor https://www.facebook.com/MarcioBontempo

Assistam também a mais recentemente entrevista do autor concedida ao programa Meio Ambiente por Inteiro da TV Justiça. O vídeo já foi publicado no site Youtube:



Algumas obras do autor

Para aquisição das obras:
Editora Alaúde Editora Thesaurus Editora Livros Ilimitados

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional da Literatura Infantil


Hoje é dia nacional da literatura infantil. Buscando informações sobre a importante data, encontrei um excelente texto da pedagoga Jussara de Barros. Leia e saiba mais sobre o dia 18 de abril.


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Arma não é brinquedo. Dê livros"

Atenção escritores! O projeto incentiva a troca de armas de brinquedo ou desenho de armas por LIVROS. A Subsecretaria pede que o autores que possam doar seus livros infantis entrem em contato com o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Os livros devem ser todos do gênero infanto-juvenil. Leitores, editoras e livrarias também podem doar! Participem!

“Arma não é brinquedo. Dê livros”

  Ascom/Secriança
“Arma não é brinquedo. Dê livros”
    Brasília em campo contra armas, violência e racismo
    A campanha “Brasília entra em campo por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”, com o tema: “Arma não é brinquedo.Dê livros”, será lançada na próxima segunda-feira (15) em Ceilândia, em comemoração ao Dia do Desarmamento (15 de abril). A realização da Sejus-Secretaria de Justiça-por meio da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência-Pro-Vítima-, em parceria com a Secretaria da Criança e outros parceiros, segue orientações da Lei Geral da Copa com vistas a proximidade de eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações no mês de junho, em Brasília.
    A secretária da Criança, Rejane Pitanga considera oportuna que ações concretas sejam implementadas contra toda espécie de violência na sociedade. “São parcerias assim que resgatam o poder do Estado de efetivamente agir, lá na ponta, para defender que vive uma situação de dor gerada pela violência. Temos que estimular a cultura da paz e a educação é caminho”, frisa Rejane.

    A primeira ação da campanha em Ceilândia será o lançamento do projeto: “Arma não é brinquedo.Dê livros”, estimula a doação de livros que serão instalados em 100 bibliotecas de regionais carentes da cidade, atendendo associações, organizações sociais e escolas da rede pública de ensino de Ceilândia.
    Dentre as ações programadas está a formação dos “Multiplicadores da paz”, com jovens monitores com mais de 15 anos, integrantes de projetos sociais, ONGS e entidades religiosas de Ceilândia, a realização de gincanas para troca de armas por livros, a Marcha pelo desarmamento infantil, jogos entre Time da Paz X Copa da Paz, dentre outras realizações.

    O projeto de expansão do “Pró-Vítima- Justiça para todos”, prevê a criação de oito núcleos na cidade, considerada uma das áreas mais violentas da capital, realizando um trabalho de base na região para mapear o local efetivamente agir no controle a violência.

    Participe! O lançamento da campanha será dia 15 de abril, às 15h, na QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte. Mais informações pelo telefone: 3379-9500.

    Parabenizo o GDF por tão belo e importantíssimo projeto!

    terça-feira, 9 de abril de 2013

    Concurso Literário - Correios 350 anos




    Concurso Literário — Estarão abertas as inscrições, no período de 15 de abril a 24 de maio, para o Concurso Literário – Correios 350 anos. Empregados ativos da Administração Central e das diretorias regionais podem participar nas categorias “Causos” e “Poesias”.

    Os interessados devem se inscrever enviando e-mail para concursoliterario@correios.com.br com os dados do autor (nome, matrícula, lotação, telefone profissional) e o material para o concurso. Os participantes podem inscrever, no máximo, três trabalhos em cada categoria.

    Os três primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro e troféus. A premiação será no mês de outubro, durante as comemorações do Dia Mundial dos Correios. Os melhores trabalhos — 35 Causos e 15 Poesias — serão publicados em uma antologia.

    O concurso é promovido pela Gerência de Bem-Estar no Trabalho/DERET com o apoio do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Para mais informações, consulte o regulamento que está publicado na IntranetAC.

    Obs.: Restrito aos funcionários dos Correios.

    sábado, 16 de março de 2013

    quarta-feira, 13 de março de 2013

    Livros: Aprecie Sem Moderação

    Algumas das obras que indico:

    Meus amados escritores,
    "Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive."

    (Fernando Pessoa)

    Meu carinho, meu muito obrigada e votos de muito, muito sucesso!!

    terça-feira, 12 de março de 2013

    Hora H Dia D - Fernanda Cabral

    Lançamento Oficial do Vídeo Clip "hora h dia d" 
    Letra: Chico César
    Música: Fernanda Cabral

    LINK CANAL YOUTUBE:
    https://www.youtube.com/watch?v=8lpdS9RJ1qc
    TRAJETÓRIA DO CD  PRAIANOS desde o lançamento:



    O Cd foi lançado no Festival Cena Contemporânea em setembro de 2011. De lá pra cá a cantora realizou shows no Brasil no Festival de Artes de Areia (PB), Estação Nordeste (João Pessoa-PB), Teatro da Vila (SP), Casa do Núcleo (SP), Sesc Vila Mariana (SP). Realizou também 8 shows em turnê na primavera européia entre os meses de março e maio, entre elas Rivas Vaciamadrid, Málaga e Madrid, cidade onde desenvolveu sua carreira nos últimos 14 anos. 
    Entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013 realiza turnê por Holanda e Espanha em diversos teatros y clubs de Jazz.
    No dia 17 de fevereiro o seu segundo vídeo clip dirigido pela mãe e documentarista Elisa Cabral gravado em Madrid foi lançado nas redes sociais. 
    Com duas parcerias com o compositor Chico César, "hora h dia d" foi a primeira realizada entre eles, que teve sua estréia como canção no palco lisboeta do teatro São Luiz no show do musico paraibano. 
    Lá então, nesta ocasião eles compuseram a canção "Praianos" que deu nome ao primeiro cd da cantora.


    CD PRAIANOS 


    Após longa temporada na Espanha, a cantora e compositora brasiliense Fernanda Cabral apresenta “Praianos”, seu primeiro CD, gravado em estúdios no Brasil e em Madrid, com músicos dos dois lados do oceano. 


    O nome Praianos, título de uma de suas parcerias com o músico Chico César, resume em grande parte a atmosfera do disco, em que muitas das músicas falam do mar e do amor em suas diferentes dimensões: “... a gente se persegue docemente, quase num flerte transocêanico, por falha humana ou acerto mecânico...”.

    Fernanda já é conhecida na Europa e no Japão, onde chegou a cantar no Blue Note de Tokyo, com o grupo espanhol Wagon Cookin’. Nesses anos de andança pela Europa, participou da gravação de vários discos de compositores, cantores e produtores, tanto por lá como por aqui, como Pedro Guerra, Rainer Trueby, Zezo Ribeiro, Chico Correa e Dj Tudo Alfredo Bello. Participa como cantora convidada na turnê internacional “Alborada do Brasil”, último disco do músico gallego Carlos Núñez, produzido por Alê Siqueira e Mario Caldato, percorrendo festivais de World Music por diferente países, como Escócia, França, Portugal, España... Entre as suas últimas colaborações está a realizada no último filme de Pedro Almodóvar, “A Pele que Habito”, onde fez a preparação vocal da cantora espanhola Ana Mena para cantar em português a música “Pelo Amor de Amar”.

    “Praianos”, um disco inteiramente autoral, apresenta também parcerias com o compositor mineiro Leo Minax, o produtor e pianista espanhol Cope Gutiérrez, Elisa Cabral e Laurita Caldas.

    "nanda anda ainda nua como a lua quando nasce nas praias de sua cidade. não por despudor ou necessidade. é da natureza de seu elemento que esgarçe nuvens, alevante ondas e assopre ventos. nanda cavalga oceanos sem sela. ela mesma sem rédeas. e cirandeia sereia de todas as águas. sem anáguas deságua arco-íris onde passa no comando de seu voo. onde anda nanda."


    Chico César

    Fonte: Assessoria Fernanda Cabral

    Fernanda, amada! Sucesso, saúde e amor... sempre!!


     Eu, Fernanda Cabral e Lia Alves
    (Lançamento do cd Praianos - Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Brasília)