terça-feira, 30 de abril de 2013

Dr. Marcio Bontempo lança sua página profissional no Facebook


Médico, sanitarista, pós-graduado em nutrologia e saúde pública, autor de mais de 60 obras publicadas pelas mais renomadas editoras, entre elas, a editora Record, Madras, Alaúde, Thesaurus, Rideel e Livros Ilimitados, Dr. Marcio Bontempo acredita nas novas mídias para divulgação do seu trabalho. A página  profissional criada hoje (30 de abril de 2013) já possui mais de 6 mil "curtidas". Nela encontramos matérias, fotos de suas obras e lançamentos, dicas de saúde e links para suas entrevistas. Conheçam, curtam e compartilhem a nova página do autor https://www.facebook.com/MarcioBontempo

Assistam também a mais recentemente entrevista do autor concedida ao programa Meio Ambiente por Inteiro da TV Justiça. O vídeo já foi publicado no site Youtube:



Algumas obras do autor

Para aquisição das obras:
Editora Alaúde Editora Thesaurus Editora Livros Ilimitados

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional da Literatura Infantil


Hoje é dia nacional da literatura infantil. Buscando informações sobre a importante data, encontrei um excelente texto da pedagoga Jussara de Barros. Leia e saiba mais sobre o dia 18 de abril.


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Arma não é brinquedo. Dê livros"

Atenção escritores! O projeto incentiva a troca de armas de brinquedo ou desenho de armas por LIVROS. A Subsecretaria pede que o autores que possam doar seus livros infantis entrem em contato com o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Os livros devem ser todos do gênero infanto-juvenil. Leitores, editoras e livrarias também podem doar! Participem!

“Arma não é brinquedo. Dê livros”

  Ascom/Secriança
“Arma não é brinquedo. Dê livros”
    Brasília em campo contra armas, violência e racismo
    A campanha “Brasília entra em campo por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”, com o tema: “Arma não é brinquedo.Dê livros”, será lançada na próxima segunda-feira (15) em Ceilândia, em comemoração ao Dia do Desarmamento (15 de abril). A realização da Sejus-Secretaria de Justiça-por meio da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência-Pro-Vítima-, em parceria com a Secretaria da Criança e outros parceiros, segue orientações da Lei Geral da Copa com vistas a proximidade de eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações no mês de junho, em Brasília.
    A secretária da Criança, Rejane Pitanga considera oportuna que ações concretas sejam implementadas contra toda espécie de violência na sociedade. “São parcerias assim que resgatam o poder do Estado de efetivamente agir, lá na ponta, para defender que vive uma situação de dor gerada pela violência. Temos que estimular a cultura da paz e a educação é caminho”, frisa Rejane.

    A primeira ação da campanha em Ceilândia será o lançamento do projeto: “Arma não é brinquedo.Dê livros”, estimula a doação de livros que serão instalados em 100 bibliotecas de regionais carentes da cidade, atendendo associações, organizações sociais e escolas da rede pública de ensino de Ceilândia.
    Dentre as ações programadas está a formação dos “Multiplicadores da paz”, com jovens monitores com mais de 15 anos, integrantes de projetos sociais, ONGS e entidades religiosas de Ceilândia, a realização de gincanas para troca de armas por livros, a Marcha pelo desarmamento infantil, jogos entre Time da Paz X Copa da Paz, dentre outras realizações.

    O projeto de expansão do “Pró-Vítima- Justiça para todos”, prevê a criação de oito núcleos na cidade, considerada uma das áreas mais violentas da capital, realizando um trabalho de base na região para mapear o local efetivamente agir no controle a violência.

    Participe! O lançamento da campanha será dia 15 de abril, às 15h, na QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte. Mais informações pelo telefone: 3379-9500.

    Parabenizo o GDF por tão belo e importantíssimo projeto!

    terça-feira, 9 de abril de 2013

    Concurso Literário - Correios 350 anos




    Concurso Literário — Estarão abertas as inscrições, no período de 15 de abril a 24 de maio, para o Concurso Literário – Correios 350 anos. Empregados ativos da Administração Central e das diretorias regionais podem participar nas categorias “Causos” e “Poesias”.

    Os interessados devem se inscrever enviando e-mail para concursoliterario@correios.com.br com os dados do autor (nome, matrícula, lotação, telefone profissional) e o material para o concurso. Os participantes podem inscrever, no máximo, três trabalhos em cada categoria.

    Os três primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro e troféus. A premiação será no mês de outubro, durante as comemorações do Dia Mundial dos Correios. Os melhores trabalhos — 35 Causos e 15 Poesias — serão publicados em uma antologia.

    O concurso é promovido pela Gerência de Bem-Estar no Trabalho/DERET com o apoio do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Para mais informações, consulte o regulamento que está publicado na IntranetAC.

    Obs.: Restrito aos funcionários dos Correios.