terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pimenta e Seus Benefícios à Saúde

Você sabia que a pimenta, aquele condimento de sabor picante, traz diversos benefícios à saúde? Na realidade, o poder nutricinal e medicinal fazem da pimenta um alimento muito saúdavel. Seu sabor ardente deve-se a uma substância com propriedades analgésicas e energéticas. 
Rica em vitaminas, a pimenta também favorece a redução de coágulos no sangue, pois é vasodilatadora; estimula a produção de endorfina no cérebro, hormônio que produz a sensação de bem-estar; apresenta ação antioxidante, antiinflamatória e anticancerígena; e ainda reduz o apetite, sendo benéfica ao tratamento da obesidade. 
Além de informações sobre suas aplicações medicinais, este livro apresenta algumas receitas nas quais a pimenta é o principal ingrediente, assim você poderá apreciar o sabor inconfundível desta autêntica especiaria. 
[Fonte: Editora Alaúde]


Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, as pimentas são muito ricas em vitamina A, E e C, ácido fólico, zinco e armazenam potássio, além de serem livres de colesterol. Têm, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. As pimentas também contêm bioflavonóides, pigmentos vegetais carotenóides (como o licopeno das pimentas vermelhas) que previnem contra o câncer. Existem mais de 600 diferentes carotenói des, dos quais 50 são utilizados pelo corpo humano; dentre eles destacam-se o alfa-caroteno, o beta-caroteno, a luteína, o licopeno, a zeaxantina e a criptoxantina. Dentre os carotenóides mais abundantes nos tecidos humanos encontram-se o betacaroteno e o licopeno. Estes compostos oferecem poderosa ação protetora contra os diversos danos provocados pelos radicais livres, prevenindo, portanto, algumas doenças degenerativas. As pimentas vermelhas e amarelas são uma das fontes vegetais mais ricas em betacaroteno. 

Matérias
Serviço
Editora: Alaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário