Manuel Bastos Tigre |
No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.
Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.
Fonte: Wikipédia. Foto: Google ImagensFrase de Bastos Tigre sobre o poder do livro: "Veículo de idéias, que trouxe o passado até o presente, levará o presente ao infinito dos tempos”
O presidente do Sindescritores , Elias Daher Junior e todos da diretoria, parabenizam e agradecem a todos os bibliotecários.
Minhas Lembranças
Meu primeiro emprego foi como secretária e "bibliotecária"* do Colégio Pio XII, também fui tesoureira de lá. O colégio funcionava no primeiro prédio da Universidade de Vila Velha/ES (UVV). Fico muito feliz de ter sido funcionária da Sociedade Educacional Capixaba, do saudoso prof. Rachid Mohamd Chibib que tanto fez pelo ensino no Espírito Santo.
Fotos do fundo do baú:
Na primeira foto, eu e alguns dos primeiros alunos do Colégio Pio XII (1991/1992). Dois deles, Aleandro e Marcela, tenho contato até hoje. Na segunda, minha despedida (1999), uma linda demonstração de carinho dos colegas Cristiano, Raquel, D. Maria Neuce, Marina e Cristina, que fizeram para mim uma festa/homenagem. Obrigada, amigos. Saudades!
...*Coloco aspas, pois mesmo tendo o cargo com essa denominação, devemos saber que o bibliotecário é um profissional com bacharelado, mestrado ou doutorado (o que não era o meu caso aos 15 anos), que trata a informação e a torna acessível ao usuário final. O bibliotecário é segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um Profissional da Informação, como também o são arquivistas e museólogos. Parabéns a todos os Bibliotecários do Brasil!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário