sexta-feira, 18 de maio de 2012

Eleição do Sindicato dos Escritores - DF


Queridos amigos escritores,

A eleição do Sindicato dos Escritores-DF será em 26 de maio (sábado), na Livraria Café com Letras, CLS 203 Bl C Lj 19, das 10:00h às 13:00h. Todos os escritores filiados adimplentes e todos os novos escritores filiados até o dia 26/04 poderão votar. Confiram a listagem: http://www.sindescritores.com.br/adimplentes.htmAbaixo apresento a nossa chapa e nossas propostas.

Um pouco da minha história com o Sindicato dos Escritores do DF:
Foi com muita alegria que recebi o convite para ser diretora de gestão e produção cultural pelo atual presidente Elias Daher.  Assumi no dia 08 de janeiro de 2011 e começamos a trabalhar. Realizamos encontros literários com os poucos escritores que estavam no Sindicato, muitos tinham saído. Começamos a divulgar mais e mais o sindicato e com o apoio da Academia de Letras do Brasil - DF realizamos a primeira Noite Literária. Muitos escritores voltaram a participar do Sindicato, perceberam que o Sindicato estava com o foco certo, seus escritores. 
Promovemos em 2011 vários encontros literários, uma Feira do Livro (onde conseguimos um bom espaço para os nossos escritores, durante os 10 dias de evento); duas Noites Literárias e uma confraternização no final do ano sem custo algum para o escritor, apoio do restaurante Damak. Em 2012 começamos a trabalhar para termos nosso espaço na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, conseguimos! Foram mais de 40 dias envolvidos com o projeto, 13 dias de participação, sendo 10 dias de 9h às 22h. Na programação oficial, toda voltada para os escritores de outros estados e países, colocamos nossas escritoras debatendo o tema "Mulheres na Literatura" e várias contações de histórias com nossas escritoras de literatura infantil. Trabalhamos muito e trabalharemos mais. Um ano foi pouco para os projetos que temos! Seguem a chapa, as propostas e fotos de eventos realizados por nós:

Chapa Cora Coralina
Presidente
Elias Daher  
Secretário Geral
Roberta Von Doelinger
Segundo Secretário
Gabriela Saraiva
Tesoureiro
Nena Medeiros
Segundo Tesoureiro
Vânia Gomes
Assessor de Comunicação
Juliana Medeiros Castro
Diretor de Gestão Administrativa
Gacy Simas
Diretor de Assuntos Jurídicos
Celita Oliveira Sousa
Diretor de Relacionamento Institucional
Pedro Cesar Batista
Diretor de Gestão e Produção Cultural
Paula Ziegler

Conselho Fiscal
Ana Beatriz Cabral
Giuliany Matos
Aharom Avelino

Conselho de Ética
Vitor Gomes Pinto
Heitor Humberto de Andrade
Basilina Pereira

Conselho Consultivo
Rubens Neco
Cristiane Sobral
Vânia Diniz

Manutenção de projetos que nós já implementamos
01. Concurso Literário (já está em sua terceira edição e além de promover a leitura e a produção literária, divulga o nome do Sindicato.)
02. Noites Literárias (Evento que reune  escritores, com enorme sucesso de público e que já se tornou uma tradição  cultural em nossa cidade.)
03. Sarau Literário com escritores/músicos. Fizemos uma edição do evento no ano de 2011 e pretendemos repetir, dependendo da disponibilidade dos artistas.
04. Estante do Escritor na Livraria Cotidiano. Firmamos um convênio em que o escritor de Brasília terá lugar de destaque para expor suas obras e em caso de venda, a comissão cobrada será menor do que aquela praticada no mercado (30% do valor da capa).
05. Participação em eventos culturais.  (historicamente, o Sindicato participa das feiras anuais. Este ano, tivemos a importante bienal do livro, com sucesso de público.)
06. Redução da Tarifa Postal. Em nosso País, paga-se o mesmo para enviar um livro ou uma revista de fofoca. Há tempos que estamos trabalhando pela Redução da tarifa postal para o envio de livros e continuaremos com essa luta.
07. Projeto "Conheça os escritores de  Brasília". Já implementamos a divulgação dos nossos escritores em outdoors da cidade, com um custo de R$ 68,75 por escritor.
08. Manter e ampliar a parceria com outras instituições literárias, como é o caso da Academia de Letras do Brasil - DF.
Propostas da Chapa Cora Coralina para o Triênio 2012/2014

01. Regulamentação da profissão do Escritor. Trata-se de uma pretensão antiga do Sindicato, mas que nunca foi priorizada em detrimento de outras ações culturais. Desta vez, temos  uma comissão especialmente criada com este propósito que irá defender nossos interesses junto a Poder Legislativo. Entretanto, antes da  Comissão começar a atuar, teremos um ciclo de debates que permita  amadurecer a proposta e apresentá-la de forma consistente, para maximizar as possibilidades de aprovação.


02. Definição de uma política de remuneração para quem atua nas feiras dos livros. Esses eventos tem uma duração que onera e sobrecarrega as pessoas que cuidam do Stand do Sindicato,  pois são 10 dias, com expediente diário de, no mínimo, 12 horas.  Os honorários que pagamos, as vezes, nem cobrem os custos das pessoas que se propõem a trabalhar nos eventos.
03. Maior aproveitamento do site do Sindicato dos Escritores, para divulgar os sites e blogs dos nossos afiliados, venda de e-books e divulgação dos serviços prestados.
04. O Sindicato vai apoiar a iniciativa de oferecer à sociedade, uma biblioteca com espaço para crianças e adolescentes, com o apoio de órgãos públicos.
05. Dar manutenção ao projeto da sede própria, que há tanto tempo é pretendido pela instituição. (Já estamos negociando uma sede provisória em lugar central para nossas primeiras reuniões)
06. Programa de acessibilidade, envolvendo a edição de obras em braile, letras aumentadas e audiobooks
07. Por fim, estamos trabalhando em convênios que possam resultar em meia entrada para es escritores, além de descontos em livrarias e principalmente, em editoras.

Imagens - Eventos

Imagem inline 1

Imagem inline 2


Imagem inline 9

Imagem inline 3
Imagem inline 6Imagem inline 5

Mais fotos:  https://www.facebook.com/pages/Sindescritores-DF/172730729450679

Vídeo da 1ª Noite Literária

Vídeo da 2ª Noite Literária -


Assim eu vejo a vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
(Cora Coralina)

Um grande abraço,

Roberta Von Doelinger

Um comentário: