sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto Noite Literária - 14/04

PROJETO NOITE LITERÁRIA

“Um país se faz com homens e livros” 
Monteiro Lobato 

A produtora literária e diretora do Sindescritores/DF, Roberta Doelinger em parceria com Spècialitè Eventos, promovem a I Noite Literária - Sessão Coletiva de Autógrafos. 


No dia 14 de abril de 2011, a Spècialitè Eventos, com o apoio da Editora Saberes, da Academia de Letras do Brasil/DF, da Livraria Cotidiano e do Restaurante Bhumi, promove uma Noite Literária no Espaço Oásis. Das 18h às 23h, por volta de 30 autores participarão de uma grande sessão de autógrafos de mais de 40 obras de gêneros variados – direito, poesia, romance, ficção científica, saúde, biografias e muito mais.

O evento é gratuito e proporcionará ao público uma interação com autores como a poetisa e presidente da ALB – DF Vânia Diniz , o médico ortomolecular Dr. Marcio Bontempo, o advogado Paulo Diniz, o publicitário Wagner Bezerra, o biomédico Luiz Maranhão, o procurador federal Judivan J. Vieira, o jornalista Robinson Pereira, a romancista Janaína Rico, o médico Alberto Peribanez Gonzales, os poetas Gacy Simas e Raúl Larrosa, o ambientalista Ramaiana Ribeiro, o romancista G. Gaitero, a procuradora da justiça militar Cláudia Rocha Lamas, o pesquisador Henrique Arthur de Souza, a pedagoga Vera Lúcia Versiani, entre outros, além de promover a literatura no Distrito Federal. 

Noite Literária
Data: 14 de abril de 2011
Horário: das 18h às 23h
Local: Espaço Oásis – SIG – Quadra 06 – nº 1515 – Sudoeste/DF

Entrada Franca
Contato: Spècialitè Eventos - specialitedf@gmail.com


A empresa Spècialitè Eventos entende que uma das maiores dificuldade dos escritores é a distribuição e/ou divulgação de suas obras. Pensando nisso a Spècialitè apresenta o projeto NOITE LITERÁRIA. 

O evento ocorrerá no dia 14 de abril das 18h às 23h, no espaço Oásis 300, Sudoeste. Serão de 20 a 30 escritores, mais de 40 obras, numa grande sessão coletiva de autógrafos. O evento criará uma interação entre o público e os escritores, divulgando assim, cada vez mais, a cultura do nosso Distrito Federal. Faça parte dessa grande noite e divulgue sua obra!

Cartaz Provisório

Contato: Spècialitè Eventos - specialitedf@gmail.com
Conheçam nossos apoiadores:
Editora Saberes
Cotidiano Livraria
Academia de Letras do Brasil-DF
Restaurante Bhumi

Dia Mundial da Poesia - Encontro

O Sindescritores reuniu a diretoria e alguns amigos para celebrar o dia Mundial da Poesia. O encontro foi na prestigiada Belini. Contou com a presença da jornalista Juliana Medeiros, do adido cultural da embaixada da Venezuela, Amarú Villegas e da  tradutora venezuelana Marie Graterol. Agradeço aos amigos Gilberto Manso e Luiz Guilherme pelo espaço reservado na Belini e pelo carinho que fomos recebidos. Grata.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia


O dia 21 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia. 

Este Dia Mundial da Poesia também celebra os 150 anos de nascimento do poeta Rabindranath Tagore, que compôs os hinos nacionais de Bangladesh e da Índia. 

As Coisas Transitórias
Irmão,
nada é eterno, nada sobrevive.
Recorda isto, e alegra-te.

A nossa vida
não é só a carga dos anos.
A nossa vereda
não é só o caminho interminável.
Nenhum poeta tem o dever
de cantar a antiga canção.
A flor murcha e morre;
mas aquele que a leva
não deve chorá-la sempre...
Irmão, recorda isto, e alegra-te.

Chegará um silêncio absoluto,
e, então, a música será perfeita.
A vida inclinar-se-á ao poente
para afogar-se em sombras doiradas.
O amor há-de ser chamado do seu jogo
para beber o sofrimento
e subir ao céu das lágrimas ...
Irmão, recorda isto, e alegra-te.

Apanhemos, no ar, as nossas flores,
não no-las arrebate o vento que passa.
Arde-nos o sangue e brilham nossos olhos
roubando beijos que murchariam
se os esquecêssemos.

É ânsia a nossa vida
e força o nosso desejo,
porque o tempo toca a finados.
Irmão, recorda isto, e alegra-te.

Não podemos, num momento, abraçar as coisas,
parti-las e atirá-las ao chão.
Passam rápidas as horas,
com os sonhos debaixo do manto.
A vida, infindável para o trabalho
e para o fastio,
dá-nos apenas um dia para o amor.
Irmão, recorda isto, e alegra-te.

Sabe-nos bem a beleza
porque a sua dança volúvel
é o ritmo das nossas vidas.
Gostamos da sabedoria
porque não temos sempre de a acabar.
No eterno tudo está feito e concluído,
mas as flores da ilusão terrena
são eternamente frescas,
por causa da morte.
Irmão, recorda isto, e alegra-te. 
[Rabindranath Tagore]

Um abraço a todos os poetas e poetisas! Abraço pra lá de especial para Vânia Diniz , Cássia Janeiro, Fernando Freire, Sheyla de Castilho, Judivan J. Vieira e Elias Daher.

"Poesia é entrega, dedicação, altruísmo nos versos rimados ou não, mas que encontram a compreensão do momento em que nascemos, aspirando o oxigênio que nos fez chorar para que a abrangência de nossos atos sejam capazes de deixar um motivo para entendermos o porquê de nossa presença neste mundo. 
Poesia que o mundo todo comemora nesse dia 21 de março é vida, comemoração, entrega útil, verdadeira e crescente e que podemos repetindo mil vezes a palavra amor em todos os sentidos chegar ao cerne da expressão lírica que o entusiasmo criador expressa, transforma e entende."
Vânia Moreira Diniz
[Sou fã, amo!]

segunda-feira, 14 de março de 2011

14 de março Dia Nacional da Poesia

O dia 14 de março foi escolhido como o Dia Nacional da Poesia por ser a data de nascimento do poeta Castro Alves. Uma bonita homenagem àquele que ficou conhecido como o "poeta dos escravos". Também é comemorado nesta data o Dia do Vendedor de Livros. 

Castro Alves 
Como bem escreveu o poeta homenageado:


"Oh! Bendito o que semeia 
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar! 
O livro caindo n'alma 
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar"
Castro Alves



Parabéns aos poetas, poetisas e aos vendedores de livros! 


"Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."
Carlos Drummond de Andrade

"Poeta, não é somente o que escreve.
É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima
à autenticidade de um verso."
Cora Coralina

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
Fernando Pessoa

"A poesia não se entrega a quem a define." 
Mario Quintana

"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, 
de almas grandes e sentimentais." 
Voltaire

Imagem: Fonte Google

sexta-feira, 11 de março de 2011

12 de Março Dia do Bibliotecário

Manuel Bastos Tigre

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.


Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.
Fonte: Wikipédia. Foto: Google Imagens

Frase de Bastos Tigre sobre o poder do livro: "Veículo de idéias, que trouxe o passado até o presente, levará o presente ao infinito dos tempos”

O presidente do Sindescritores , Elias Daher Junior e todos da diretoria, parabenizam e agradecem a todos os bibliotecários.

Minhas Lembranças

Meu primeiro emprego foi como secretária e "bibliotecária"* do Colégio Pio XII, também fui tesoureira de lá. O colégio funcionava no primeiro prédio da Universidade de Vila Velha/ES (UVV). Fico muito feliz de ter sido funcionária da Sociedade Educacional Capixaba, do saudoso prof. Rachid Mohamd Chibib que tanto fez pelo ensino no Espírito Santo.

Fotos do fundo do baú:

Na primeira foto, eu e alguns dos primeiros alunos do Colégio Pio XII (1991/1992). Dois deles, Aleandro e Marcela, tenho contato até hoje. Na segunda, minha despedida (1999), uma linda demonstração de carinho dos colegas Cristiano, Raquel, D. Maria Neuce, Marina e Cristina, que fizeram para mim uma festa/homenagem. Obrigada, amigos. Saudades!
                                                                   ...
*Coloco aspas, pois mesmo tendo o cargo com essa denominação, devemos saber que o bibliotecário é um profissional com bacharelado, mestrado ou doutorado (o que não era o meu caso aos 15 anos), que trata a informação e a torna acessível ao usuário final. O bibliotecário é segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um Profissional da Informação, como também o são arquivistas e museólogos. Parabéns a todos os Bibliotecários do Brasil!!!

Rosa Maria Britton na Biblioteca Nacional de Brasília

A escritora e presidente da Fundação Biblioteca Nacional do Panamá, Rosa Maria Britton, visitou a BNB na manhã do dia 03 de março, acompanhada pela embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia Carranza. A escritora foi recebida pelo diretor da BNB, Antonio Miranda, e pelo presidente da Associação Nacional de Escritores, Luiz Carlos Fontes de Alencar.

A visita de Rosa Maria Britton dá início ao processo de implementação de acordo de cooperação técnica entre a BNB e Fundação Biblioteca Nacional do Panamá. Os detalhes da parceria foram acertados durante a reunião com o diretor da BNB. Segundo Antonio Miranda, inicialmente a BNB foi convidada para participar de dois importantes eventos que serão realizados no próximo ano no Panamá: o Encontro da Associação de Estados Iberoamericanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais Iberoamericanas (ABINIA),  e a Feira Internacional do Livro do Panamá, que terá o Brasil como país homenageado. "Será uma boa oportunidade para conhecermos a Biblioteca Nacional do Panamá, divulgarmos as atividades da BNB e estabelecermos programas de intercâmbio entre as duas bibliotecas", afirmou.

Miranda informou ainda que, a pedido da embaixadora Gabriela Garcia Carranza, a escritora ficou encarregada de indicar o nome deRosa Britton em visita as instalações dois poetas panamenhos para participarem da II Bienal Internacional de Brasília (II
BIP) que será realizada no mês de setembro deste ano. Após o encontro, Rosa Maria Britton e Gabriela Garcia Carranza conheceram as instalações e alguns dos serviços oferecidos aos usuários pela BNB.

PALESTRA - Rosa Maria Britton embarca esta semana para o Rio de Janeiro onde permanece até o dia nove. No dia 17, já de volta à Brasília, Britton dará uma palestra no auditório da BNB, às 19h30, sobre o tema La Mujer de hoy es libre o cautiva (A mulher de hoje é livre ou cativa), uma conferência que fala sobre a literatura e a mulher, numa referência ao Dia Internacional da Mulher. Com entrada franca e aberta ao público, a palestra é promovida pela Embaixada do Panamá, com o apoio da Associação Nacional de Escritores (ANE) e integra a programação de atividades culturais agendadas pela embaixada. Rosa Maria Britton ficará no Brasil até o dia 19.

NÃO PERCA - Palestra gratuita com a escritora e presidente da Fundação Biblioteca Nacional do Panamá, Rosa Maria Britton, sobre o tema La Mujer de hoy es libre o cautiva (A mulher de hoje é livre ou cativa). Dia 17/03, às 19h30, no auditório da BNB, 2º andar.
Fotos: Flávia Camarano
Fonte: Biblioteca Nacional de Brasília


Veja abaixo algumas fotos da palestra da autora Rosa Maria Britton na Livraria Cultura:
Eu e Rosa Maria Britton
Amigos e membros do Sindescritores